
III EAEA lota sede do Seac-RJ e consolida articulação jurídica do setor de serviços
O Terceiro Encontro dos Advogados das Empresas de Asseio, Conservação e Facilities (III EAEA), realizado na terça-feira (16/09) no auditório da sede do Seac-RJ, foi marcado por uma palestra de altíssimo nível sobre Compliance Trabalhista e Prevenção de Conflitos no Trabalho, conduzida pela Juíza Federal do Trabalho Taciela Cordeiro Cylleno.
Com casa cheia, o evento reuniu advogados, empresários e profissionais do setor, que puderam aprofundar conhecimentos, trocar experiências e fortalecer ainda mais as práticas de governança e segurança jurídica nas empresas.
O III EAEA foi realizado graças a mais uma parceria entre o Seac-RJ e a Aeps-RJ.
“Agradecemos a todos os presentes e, em especial, à palestrante pela brilhante explanação, que certamente trouxe reflexões e aprendizados valiosos para o dia a dia das nossas organizações. Estamos unidos pelo fortalecimento do setor e pela valorização da advocacia empresarial” destacou o presidente do Seac-RJ, Ricardo Garcia.






Reunião de Diretoria do Seac-RJ
A Diretoria do Seac-RJ se reúne na próxima segunda-feira, 22 de setembro, às 16h, na sede do sindicato para discutir assuntos relevantes aos setor. Entre os assuntos da pauta do encontro estão o Sistema de bilhetagem JAÉ, sua operação logística, dificuldades e soluções; e o projeto de lei estadual de cotas do Jovem Aprendiz, entre outros assuntos. A reunião será presencial e aberta a todas as empresas associadas.

Clean Up The World acontecerá no próximo sábado, 20 de setembro
No próximo sábado, 20 de setembro, junte-se ao Seac-RJ e participe como voluntário do maior evento de limpeza ambiental do mundo, o Clean Up The World. A diretoria do Seac-RJ, seus familiares, amigos e colaboradores estarão concentrados na Praia do Leme, na Zona Sul do Rio, em frente ao Hotel Hilton.
Todos os voluntários receberão equipamentos de proteção e participarão de uma limpeza simbólica de trechos da Praia do Leme e da Praia de Copacabana. O evento global visa chamar a atenção do mundo para a importância da limpeza das praias, rios e lagos, mantendo as águas livres de poluição. O descarte irregular de lixo é um dos maiores problemas da humanidade.

Seac-RJ presente em seminário sobre julgados do STF e inovações legislativas
O Seac-RJ marcou presença na abertura do Seminário “Julgados do STF e Inovações Legislativas: Implicações Sindicais”, a ser realizado nos dias 10 e 11 de setembro de 2025, no Rio de Janeiro, representado pelo presidente Ricardo Garcia.
Na ocasião, o presidente do Seac-RJ destacou a relevância do debate sobre os impactos das recentes decisões judiciais e das propostas legislativas no ambiente sindical e nas relações de trabalho. Ao apoiar a iniciativa, enfatizou a necessidade de um sistema de justiça mais equilibrado, lembrando que 95% das ações trabalhistas do mundo estão concentradas no Brasil.
Em seu discurso, Ricardo Garcia ressaltou ainda que mais de 4 milhões de novas ações trabalhistas devem ingressar na Justiça do Trabalho em 2025, o que evidencia, segundo ele, um grave problema para a construção de relações capital/trabalho saudáveis e para a manutenção de um ambiente de negócios sustentável.
O presidente também chamou atenção para uma prática lesiva recorrente no mercado: a postura de tomadores de serviços que não adotam critérios mais rigorosos na contratação, permitindo a entrada de empresas, organizações sociais, pseudocooperativas e falsos institutos sem capacidade técnica, com preços predatórios e com modelos de gestão que resultam em precarização trabalhista e descumprimento das convenções coletivas de trabalho das categorias efetivamente prestadoras do serviço.
Por fim, Ricardo Garcia reforçou que o Seac-RJ se coloca à disposição para atuar em conjunto com este movimento, em prol de uma terceirização saudável e de um ambiente de negócios menos hostil, capaz de assegurar competitividade, segurança jurídica e valorização das empresas sérias do setor.

OUTRAS NOTÍCIAS
Empresários de limpeza e conservação se reúnem em Gramado para discutir o futuro do setor

Fonte: www.febrac.org.br
A Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac), em parceria com os sindicatos da região Sul – Sindasseio-RS, Seac-PR e Seac-SC – promove, de 24 a 28 de setembro de 2025, em Gramado (RS), o Fórum Regional das Empresas de Asseio e Conservação (Foreac Sul). Realizado no Wish Serrano Resort, o encontro reunirá empresários e profissionais para debater os principais desafios e o futuro do setor de facilities no Brasil.
Fecomércio RJ apresenta propostas para equilíbrio fiscal sem elevar tributos

Fonte: www.fecomercio-rj.portaldocomercio.org.br
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) encaminhou ofício ao Governo do Estado com um conjunto de propostas capazes de ampliar a arrecadação de forma imediata e sustentável, sem necessidade de elevar a carga tributária sobre os setores produtivos fluminenses.
Setor de serviços cresce 0,3% em julho, mostra IBGE

Fonte: www.fecomercio-rj.portaldocomercio.org.br
O setor de serviços, que reúne atividades como transporte, turismo, restaurantes, salão de beleza e tecnologia da informação, cresceu 0,3% na passagem de junho para julho. O resultado representa a sexta alta seguida e renova o patamar mais alto já alcançado, em junho de 2025.
Reforma tributária: Receita prepara super sistema para aprimorar cobrança de impostos e reduzir sonegação

Fonte: www.g1.globo.com
O governo federal está preparando uma plataforma tecnológica sem precedentes no mundo para operacionalizar os pagamentos dos impostos sobre produtos e serviços. O sistema será 150 vezes maior do que o PIX – ferramenta de transferências em tempo real do Banco Central.