
SEAC-RJ e AEPS-RJ participaram do SINDIMAIS 2025, o maior evento de sindicalismo e relações trabalhistas do país

O Seac-RJ e a Aeps-RJ participaram do SindiMais 2025, realizado no dia 16 de outubro, em São Paulo. O evento foi reconhecido como o mais importante encontro nacional voltado ao sindicalismo, à gestão trabalhista e ao futuro das relações de trabalho no Brasil.
A programação reuniu lideranças empresariais, dirigentes sindicais, juristas e especialistas para debater os novos rumos do mercado de trabalho — da inteligência artificial às transformações nas formas de contratação e na gestão de pessoas.
Representando o setor de serviços do Rio de Janeiro, participaram:
- Ricardo Garcia, presidente do Seac-RJ;
- José de Alencar, superintendente do Seac-RJ;
- Amilcar Bagattini, diretor da Aeps-RJ.
Segundo o presidente Ricardo Garcia, “nossa presença no SindiMais reafirmou o protagonismo do Seac-RJ e da Aeps-RJ na defesa institucional do setor e no diálogo com as principais lideranças trabalhistas do país.”
A participação das entidades reforçou o compromisso com a modernização das relações de trabalho, o fortalecimento do diálogo social e a valorização da representação empresarial no ambiente sindical contemporâneo.




AEPS-RJ e SEAC-RJ prestigiam palestra promovida pela BMS sobre os desafios do Brasil

A BMS, empresa associada à AEPS-RJ e representada pelo empresário Rubens Tavares, promoveu em São Paulo uma palestra de alto nível com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, sobre os desafios jurídicos, econômicos e políticos do país.
O evento, realizado no restaurante Cantaloup, reuniu autoridades, juristas, economistas e lideranças empresariais, configurando-se como um importante encontro corporativo em prol da segurança jurídica e da previsibilidade econômica.
O ministro Luiz Fux destacou que o excesso de normas e a instabilidade das decisões judiciais comprometem o desenvolvimento nacional, defendendo “eficiência, segurança nas leis, nos contratos e nas decisões”. Comparou ainda o Brasil a Delaware (EUA), onde o índice de litigiosidade empresarial é de apenas 2%, frente aos 96% no Brasil.
O diretor executivo da AEPS-RJ e superintendente do SEAC-RJ, José de Alencar, representou o setor e ressaltou a relevância do debate:
“Iniciativas como esta fortalecem a segurança jurídica, a governança e a competitividade das empresas.”


Celebração CIEE Rio - Lançamento Curso em Serviços de Atendimento em Postos de Combustíveis
Participe da cerimônia de lançamento do novo Curso em Serviços de Atendimento em Postos de Combustíveis e da renovação da parceria entre o CIEE Rio e a Fundação Roberto Marinho — uma aliança que fortalece a qualificação profissional e amplia as oportunidades para os jovens ingressarem no mundo do trabalho.
A iniciativa conta com o apoio do Seac-RJ.

AEPS-RJ e SEAC-RJ prestigiam palestra promovida pela BMS sobre os desafios do Brasil
O SEAC-RJ e a AEPS-RJ informam que as inscrições para a palestra “A Nova CLT e os Recentes Precedentes do TST”, com a Dra. Lirian Cavalhero, estão encerradas devido à grande procura.
Agradecemos o interesse dos empresários, advogados, gestores e profissionais de RH neste importante evento sobre o novo cenário jurídico da terceirização de serviços e os recursos preventivos de gestão trabalhista.
Em breve, novas palestras e encontros serão divulgados pelas entidades, com temas igualmente relevantes para o fortalecimento e a segurança jurídica das empresas do setor.
Informações:
seacrj@seac-rj.com.br | aeps-rj@aeps-rj.com.br
SEAC-RJ e AEPS-RJ – Representatividade, diálogo e força empresarial a serviço do setor.

Comissão da Câmara aprova exclusão de atividades de risco da cota de aprendizes; articulação da Febrac ajudou na aprovação

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD) da Câmara aprovou o PL 1032/2024, que retira da base de cálculo da cota de aprendizes as vagas em atividades perigosas, insalubres, penosas e de safra. O parecer, do deputado Duarte Jr. (PSB-MA), insere o § 4º no art. 429 da CLT e explicita que esses postos não devem ser computados para fins de aprendizagem, preservando o caráter pedagógico do programa.
OUTRAS NOTÍCIAS
Febrac propõe consolidar desoneração com metas de emprego e integração à reforma tributária

Fonte: www.febrac.org.br
A Febrac apresentou a proposta “Desonerar para Empregar”, que transforma a desoneração da folha em política de Estado, com metas de emprego e avaliação contínua. O plano integra a agenda à reforma tributária do consumo (IBS/CBS) para evitar a alta do custo do trabalho na migração ao novo sistema.
Consumidores iniciam 2025 com menos dívidas, aponta pesquisa do IFec RJ

Fonte: www.fecomercio-rj.portaldocomercio.org.br
Sondagem do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) feita entre os dias 22 a 02 de outubro, com 725 empresários da Região Metropolitana do Rio, revela que 61,4% dos entrevistados fizeram ou farão encomendas para o Natal de 2025, percentual superior aos 57,8% registrados em 2024.
ACRJ: Palestra “Análise Econômica e Estratégias para o Varejo Brasileiro”

Fonte: www.fecomercio-rj.portaldocomercio.org.br
O economista-chefe da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços), Fábio Bentes, é o convidado da reunião conjunta dos Conselhos Empresariais de Varejo, Desenvolvimento Econômico e Mercado de Capitais e Empreendedorismo e da Pequena e Média Empresa, dia 24 de outubro, às 10h.