Logo_Seac-RJ

Informe Seac-RJ: Ed.216 – 04/11/2025

Seac-RJ e Aeps-RJ promovem grande encontro sobre a Reforma Tributária

No próximo dia 19 de novembro (quarta-feira), o Seac-RJ e a Aeps-RJ promovem um importante encontro para tratar de um dos temas mais impactantes para o ambiente de negócios em 2026: a Reforma Tributária.

O evento contará com palestra de Darci Junior, diretor comercial da Evox Fiscal e especialista em Direito Tributário, que trará saídas práticas e simulações reais sobre como as empresas poderão se defender da nova malha tributária e se adequar às mudanças estruturais do sistema fiscal brasileiro.

O objetivo é oferecer uma visão técnica e aplicada das novas regras, simplificando e racionalizando a compreensão dos impactos da reforma, além de apresentar estratégias para que as empresas não percam recursos desnecessariamente e paguem seus tributos de forma correta e eficiente.

Data: 19/11/2025 (Quarta-feira)

Horário: 16h às 18h

Local: Sede do SEAC-RJ – Praça Pio X, nº 89, 6° andar – Centro – Rio de Janeiro.

Público-alvo: Palestra direcionada aos empresários e gestores das empresas associadas ao Seac-RJ e à Aeps-RJ.

Confirmação obrigatória: seacrj@seac-rj.com.br | aeps-rj@aeps-rj.com.br

GEASSEG celebra 25 anos de excelência e integração no sindicalismo patronal

O Grupo de Executivos dos Sindicatos de Empresas de Asseio e Segurança (GEASSEG) comemorou durante o 43º Geasseg, realizado em Natal (RN), 25 anos de história e conquistas. O Seac-RJ tem a honra de representar seus associados neste seleto grupo.

O diretor-superintendente do Seac-RJ, José de Alencar, participou da 43ª edição do GEASSEG, que ocorreu de 29 de outubro a 1º de novembro, no Hotel Senac Barreira Roxa, em Natal.

Promovido pela Febrac, Fenavist, SINDPREST-RN e Sindesp-RN, o encontro reuniu executivos sindicais de todo o país para debater liderança, comunicação estratégica, inovação na gestão sindical, processos eleitorais e fortalecimento institucional do setor de asseio e segurança.

Criado no ano 2000, na cidade de Anápolis (GO), o grupo nasceu a partir de um planejamento estratégico inovador, o PLANIEX, que reuniu um seleto grupo de executivos sindicais visionários — muitos dos quais permanecem ativos e comprometidos com o grupo até os dias atuais.

Desde então, o GEASSEG consolidou-se como referência nacional em qualificação profissional, troca de informações, aprimoramento das convenções coletivas, gestão sindical e fortalecimento institucional das entidades patronais.

O grupo é formado por executivos de sindicatos e federações patronais dos segmentos de asseio, conservação, vigilância e segurança privada, que, ao longo de 25 anos, vêm desenvolvendo um trabalho conjunto de modernização, profissionalização e integração do sistema sindical empresarial brasileiro.

O GEASSEG representa hoje um modelo único e exclusivo no mundo sindical patronal — não há estrutura similar em outros setores como comércio, indústria ou sistema financeiro. Essa característica torna o grupo um patrimônio institucional da FEBRAC e da FENAVIST, que, desde sua criação, reconhecem e incentivam o papel estratégico do GEASSEG na construção de sindicatos modernos, técnicos e efetivos prestadores de serviços às empresas representadas.

Com sua nova logomarca alusiva aos 25 anos, o GEASSEG reafirma seu compromisso de continuar sendo um fórum de liderança, inovação e união entre os executivos sindicais, celebrando um legado de resultados, parcerias e visão de futuro.

Presidente da Febrac, Edmilson Pereira, e o diretor da Fenavist, Urubatan Romero.

Presidente da Febrac, Edmilson Pereira, e o diretor da Fenavist, Urubatan Romero.

Executivos da vigilãncia e asseio conservação e facilities

Evandro Linhares, executivo de Santa Catarina da vigilância e asseio, conservação e facilities.

O Futuro das Relações de Trabalho em Debate

Na tarde do dia 23 de outubro, a sede do Seac-RJ recebeu associados e convidados para a palestra “O futuro das relações de trabalho está em debate!”, conduzida pela renomada Dra. Lirian Cavalhero, referência nacional em Direito do Trabalho.

Com o auditório em sua lotação máxima, o encontro promoveu uma profunda reflexão sobre o novo ordenamento jurídico trabalhista na terceirização de serviços e os recentes precedentes do TST ligados à nova CLT.

A atividade, marcada por grande participação e troca de experiências, reforçou o compromisso do Seac-RJ e da Aeps-RJ, que prestaram apoio institucional, com a formação e atualização contínua do setor de prestação de serviços, estimulando o debate técnico e a valorização dos profissionais e empresas associadas.

Mais um evento de sucesso que consolida o espaço das entidades como polos de conhecimento e integração no cenário empresarial.

OUTRAS NOTÍCIAS

ACRJ será palco do 3º Encontro Nacional do Associativismo

Fonte: www.acrj.org.br

A relevância do associativismo brasileiro é a premissa do 3º Encontro Nacional de Integração do Associativismo, que será realizado no Rio de Janeiro, no dia 10 de novembro. Uma realização da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), o encontro vai oferecer palestras e apresentações que reforçam o papel das entidades associativistas no desenvolvimento econômico do país.

Leia mais…

Especialista vê risco econômico ao setor de serviços com reforma tributária

Fonte: www.migalhas.com.br

Segundo a advogada tributarista Mary Elbe Queiroz, presidente do Cenapret – Centro Nacional para a Prevenção e Resolução de Conflitos Tributários e sócia do Queiroz Advogados, a reforma tributária – que cria o IBS e a CBS -, embora prometa simplificação, acende um sinal de alerta para o setor de serviços, responsável por mais de 70% do PIB brasileiro e principal gerador de empregos formais.

Leia mais…

STF afasta uso do salário-mínimo no cálculo de adicional de insalubridade

Fonte: www.migalhas.com.br

A 2ª turma do STF decidiu que é inconstitucional utilizar o salário-mínimo como base de cálculo do adicional de insalubridade, quando houver outro parâmetro previamente adotado pela empresa. O colegiado, por maioria, julgou procedente reclamação constitucional contra acórdão do TST envolvendo a EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Leia mais…

O Rio segue unido, forte e acolhedor’, diz presidente da Fecomércio RJ sobre ação policial na semana passada

Fonte: www.fecomercio-rj.portaldocomercio.org.br

As entidades produtivas do Rio de Janeiro estão unidas no esforço de esclarecer publicamente que a operação policial realizada na terça-feira (28/10), embora necessária, foi pontual, em uma área específica da cidade, sem impacto nas regiões turísticas do Rio.

Leia mais…

Destaque