Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de manter a limpeza em lugares públicos para a preservação do meio ambiente, o Seac-RJ promoveu, neste sábado, dia 16, a 10ª Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental no Divo Quiosque, na Praia do Leme, no Rio de Janeiro. Realizada em diversos estados, a ação é uma iniciativa da Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac) em conjunto com os Sindicatos associados.
No Rio, o Seac-RJ foi pelo segundo ano consecutivo o patrocinador oficial do Clean Up the World, que chegou a sua 15ª edição e mobilizou mais de 1800 participantes em todo o estado. Durante o dia, foram retiradas pelo menos quatro toneladas de lixo de mais de 20 lugares, desde a orla das Praias de Copacabana e Ipanema, até Paquetá e Guaratiba.
O presidente do Seac-RJ, Ricardo Garcia, que participa do Congresso da WFBSC, em Berlim, lembrou da importância da dedicação dos empresários à realização da ação já há uma década.
“O nosso país está em processo de completa mudança e cabe aos empresários participar ativamente de todas as iniciativas que venham a provocar a reflexão da sociedade em torno de temas tão importantes quanto a sustentabilidade e preservação ambiental. Como uma entidade representativa, o Seac-RJ sempre busca apoiar ações voltadas para conscientizar a população sobre o meio ambiente. Qualidade de vida é uma condição que depende de cada cidadão”, observou o presidente.
Representando o presidente do Seac-RJ, a diretora social do Sindicato, Salete Calaça, conduziu a organização da ação no Rio.
“Chegamos ao décimo ano consecutivo da Ação Nacional com muito orgulho. Como empresários que atuam no setor de asseio e conservação, temos satisfação em criar ações de educação da sociedade a respeito do descarte correto do lixo. Ainda vemos no Rio pessoas jogando o lixo na areia da praia e, chegando o verão, nada mais importante do que conscientizarmos as pessoas sobre os prejuízos ao meio ambiente e a nós mesmos quando o lixo retorna para a natureza. E hoje também foi um dia especial, porque representei o nosso presidente, que sempre apoia e participa de todo o evento“, afirmou Salete.
Para a Prefeitura do Rio de Janeiro, o papel do Sindicato é preponderante na mobilização da sociedade para que a cidade possa avançar nos cuidados com o meio ambiente.
“É fundamental a participação das empresas porque é um conjunto de forças necessárias para criar a conscientização de que o lixo que nós produzimos deve ter uma destinação. Todos nós estamos envolvidos com esse grande evento que tem uma didática maior de conscientização da população. É disso que a gente precisa. Parabéns ao Sindicato”, disse o subsecretário de Meio Ambiente, Justino Carvalho.
Confira as fotos da 10ª Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental no Facebook
ATO DE CIDADANIA RECEBE MAIS DE CEM CURRÍCULOS
Além de promover a limpeza ambiental, a 10ª Ação Nacional Febrac também atua na inclusão social de deficientes físicos no mercado de trabalho. As empresas associadas ao Seac-RJ ofereceram no Ato de Cidadania um total de três mil vagas para pessoas com deficiência física em todo o estado.
A iniciativa foi realizada pela segunda vez e trouxe resultados muito positivos. Foram recebidos mais de cem currículos tanto de candidatos que compareceram pessoalmente no evento em Copacabana, quanto dos que enviaram por e-mail.
“Ficamos muito felizes neste ano com o resultado do Ato de Cidadania. Foi surpreendente vermos que a quantidade de candidatos aumentou muito de um ano para o outro. É um sinal de que devemos cada vez mais promover este tipo de divulgação”, avaliou Salete Calaça.
Para as pessoas com deficiência que estão em busca de emprego, a iniciativa é uma nova esperança, como revela o candidato Jaguarassy Correia, de 54 anos, que levou seu currículo pessoalmente para a diretoria do Seac-RJ na ação.
“É muito bom termos essa oportunidade. Eu sofri um acidente muito novo e perdi um dos dedos da mão. A gente passa por muito preconceito e, às vezes, até um apelido deixa a gente deprimido, achando que não tem capacidade. Essa ação nos traz até mais esperança no país”, disse.
Os currículos recebidos serão direcionados para as empresas associadas ao Seac-RJ, com o objetivo de ajudar também essas empresas a cumprir a Lei de Cotas. Candidatos interessados poderão ainda enviar currículo para o e-mail seacrj@seac-rj.com.br.
IMPRENSA
A iniciativa do Seac-RJ de oferecer as três mil vagas de emprego para pessoas com deficiência em todo o estado foi destaque na mídia. Saiba mais