Contribuição Negocial Patronal fortalece empresas do setor de asseio e conservação
Vencimento: 16 de outubro
A Contribuição Negocial Patronal é um importante instrumento para o fortalecimento do Seac-RJ, a representação das empresas de asseio e conservação do Estado do Rio de Janeiro. Prevista nas negociações coletivas da categoria, ela garante os recursos necessários para que o Seac-RJ atue na defesa dos interesses do setor, conduzindo negociações trabalhistas, oferecendo suporte jurídico e desenvolvendo ações que beneficiam diretamente os empresários.
Ao manter a contribuição em dia, as empresas ajudam a fortalecer a atuação institucional do Seac-RJ nas convenções coletivas, buscando equilíbrio nas relações de trabalho e segurança jurídica para empregadores e trabalhadores. Os recursos também permitem a realização de estudos, orientação técnica, capacitação e iniciativas voltadas ao desenvolvimento do segmento.
Entre os principais benefícios para as empresas estão o acesso à representação nas negociações coletivas, informações atualizadas sobre legislação e relações trabalhistas, apoio especializado e defesa dos interesses da categoria junto aos órgãos públicos e demais instituições.
Mais do que uma obrigação prevista na negociação coletiva, a Contribuição Negocial Patronal representa um investimento na união e no fortalecimento do setor. Com a participação dos empresários, o segmento de asseio e conservação ganha mais representatividade, melhores condições para negociar e maior capacidade de enfrentar os desafios do mercado.
SEAC-RJ reforça compromisso com a consciência ambiental nas praias do Rio
Mais uma vez, o Clean Up the World promoveu um grande movimento de conscientização ambiental nas praias do Rio de Janeiro, reunindo empresas, entidades, voluntários, crianças e jovens em torno da preservação do meio ambiente.
O SEAC-RJ participou ativamente da mobilização realizada na Praia de Copacabana, em frente ao Hotel Hilton, representando as empresas do setor de asseio e conservação do Estado do Rio de Janeiro e reafirmando um compromisso que a entidade mantém há vários anos com a sustentabilidade e a educação ambiental.
A participação do SEAC-RJ foi liderada pela Diretora Financeira Salete Calaça, ao lado da Diretora Fernanda Calaça, e contou também com a presença de colaboradores e representantes da entidade e do setor, entre eles Ana Cristina, Marcos Lira, José de Alencar e Isabelle Dobroski, além de outros participantes que se somaram à iniciativa.
Mais do que uma ação de limpeza das praias, o evento constitui um importante instrumento de educação ambiental, especialmente para crianças e jovens. A iniciativa contribui para formar novas gerações mais conscientes sobre a preservação dos oceanos, o descarte adequado de resíduos e a responsabilidade de cada cidadão com os espaços públicos.
Para o SEAC-RJ, a participação no Clean Up the World também representa uma oportunidade de valorizar e dar visibilidade ao setor de asseio e conservação, demonstrando à sociedade a importância das empresas e dos profissionais que diariamente trabalham pela limpeza, conservação e qualidade dos ambientes.
Ao apoiar e participar há vários anos desse movimento, o SEAC-RJ reafirma que preservação ambiental, educação e valorização do setor caminham juntas na construção de uma cidade mais limpa, consciente e sustentável.
6ª Feira de Condomínios & Encontro de Síndicos
O SEAC-RJ, representado por seu Diretor de Relações com o Mercado, Thompson Junior, esteve presente, no último dia 25 de setembro, na 6ª Feira de Condomínios & Encontro de Síndicos, realizada nos dias 24 e 25 de setembro.
A participação reforçou a presença institucional do SEAC-RJ junto ao mercado condominial, prestigiando e apoiando as empresas do setor de asseio e conservação do Estado do Rio de Janeiro presentes no evento.
AGE Febrac
O presidente do Seac-RJ, Ricardo Garcia, participou na última quarta-feira (23), da Assembleia Geral Extraordinária da Febrac, realizada na sede da entidade, em Brasília. Foram discutidos diversos assuntos relevantes para a categoria.
José Roberto Tadros é reeleito presidente da CNC para o mandato 2026-2030
Fonte: portaldocomercio.org.br
Por unanimidade, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) reelegeu
José Roberto Tadros para a presidência da entidade. A votação, realizada na quarta-feira (23), em Brasília, confirmou a chapa para o mandato 2026-2030 com 28 votos favoráveis. A posse da nova diretoria está marcada para 19 de novembro.
Antonio Queiroz é reeleito, por unanimidade, vice-presidente Administrativo da CNC para mandato 2026-2030
Fonte: portaldocomercio.org.br
Por unanimidade, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) reelegeu José Roberto Tadros para a presidência da entidade. A votação, realizada na quarta-feira (23), em Brasília, confirmou a chapa para o mandato 2026-2030 com 28 votos favoráveis. A posse da nova diretoria está marcada para 19 de novembro.
Cursos Facop Rio de Janeiro
Outubro está chegando cheio de cursos incríveis na Facop Rio. Corra para garantir a sua vaga!
Para mais informações e inscrições, entre em contato pelo WhatsApp: (21) 99514-8664.
OUTRAS NOTÍCIAS
CNC reúne executivos de big techs para debater o futuro da economia digital
Fonte: cnctechday.facedoor.events/
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por meio de sua Diretoria de Inovação e Tecnologia da Informação (DITI), divulga a programação oficial da 2ª edição do Tech Day, que será realizada no dia 14 de outubro, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O encontro reunirá os principais executivos do ecossistema de inovação global e nacional para debater o impacto direto das novas tecnologias no desempenho, na eficiência e na competitividade dos setores de comércio de bens, serviços e turismo do Brasil.
Fecomércio RJ Inadimplência atinge 6,4% dos créditos no Rio de Janeiro, diz estudo do IFec RJ
Fonte: fecomercio-rj.portaldocomercio.org.br
A inadimplência entre pessoas físicas chegou a 6,4% dos créditos concedidos pelos bancos no Rio de Janeiro em julho de 2026, segundo o Painel da Inadimplência elaborado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), com base em dados do Banco Central do Brasil (BCB). Em julho de 2025, o índice estava em 5,6%. O indicador considera os créditos concedidos pelos bancos que possuem pelo menos uma parcela com atraso superior a 90 dias.



