A empresa associada ao Seac-RJ, Clean Ambiental, é a pioneira no uso de caminhão totalmente elétrico no estado do Rio de Janeiro. A empresa de transporte de resíduos, recebeu no dia 23 de maio, o primeiro veículo montadora chinesa BYD, para atuar na coleta, compactação e transferência de resíduos orgânicos do Mercado Municipal do Rio de Janeiro (Cadeg). A estimativa é de que o veículo em operação evitará que 14 toneladas de CO2 sejam emitidas por mês.
De acordo com o presidente da Clean Ambiental, Eduardo Días Almeida, o objetivo da empresa é adquirir mais dez veículos da BYD, no prazo médio e, a longo prazo, substituir toda a frota, que hoje é de 60 caminhões. Segundo ele, apesar do modelo elétrico ter preço acima da média, a operação pode se tornar mais econômica se utilizado em larga escala.
O diretor de vendas da BYD do Brasil, Carlos Roma, afirma que o T8A é o caminhão de lixo mais silencioso do mercado em grande produtividade, já que entrega torque máximo de 1.500 Nm (153 kgfm) desde o início da aceleração. A empresa estima que apenas um veículo na operação deixará de emitir 14 toneladas de CO2/mês, enquanto que no caso do caminhão convencional, a queima de um litro produz por volta de 4 quilos de carbono.
O primeiro caminhão 100% elétrico do Rio é um modelo T8A, em versão 4×2, com capacidade para 21 toneladas de peso bruto total (PBT) e autonomia estimada de oito horas de operação por recarga, por volta de 200 quilômetros. O modelo fará percursos diários de três quilômetros entre o Cadeg e a usina do Caju.
O carragamento do veículo se dará por meio das placas fotovoltaicas da própria Cadeg, que possui o maior telhado de energia solar do estado, com capacidade para gerar em torno de 1,8 MW, suficiente para abastecer 1 mil residências.
Foto: Portal Auto Indústria