Coronavírus: Recomendações para as empresas

911

O Seac-RJ também está atento em relação à proliferação do coronavírus.

Em parceria com a Fecomércio RJ, unimos esforços para orientar nossas empresas sobre os cuidados básicos, visando reduzir o risco geral de contágio.

Apesar de não haver obrigação legal imposta às empresas fluminenses, recomendamos a disponibilização temporária de álcool gel para uso de funcionários, clientes e colaboradores.

De acordo com o Ministério da Saúde, as principais medidas de prevenção a serem tomadas devem ser:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • Ficar em casa quando estiver doente;
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Sobre o Coronavírus.

O coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em 31/12/19, na China.

As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas já se confirmou que a disseminação ocorre de pessoa para pessoa, através de gotículas respiratórias ou contato.

Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. Todavia, o coronavírus apresenta uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe.

Não existe, ainda, tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano.

No caso da contaminação, é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas – conforme cada caso – como, por exemplo, uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos), uso de umidificador no quarto e tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse.

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios (dificuldade para respirar, tosse e febre), semelhantes a um resfriado, podendo, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Clique aqui para conhecer o relatório feito pelo Ministério da Saúde.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui