Logo_Seac-RJ_60anos_branco

Eneac 2018: Seac-RJ marca presença no maior evento nacional de Asseio e Conservação

Liderada pelo presidente do Seac-RJ, Ricardo Garcia, a comitiva do  Seac-RJ participou da 26º edição do Encontro Nacional das Empresas de Asseio e Conservação (Eneac), realizado entre os dias 16 e 20 de maio, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Promovido pela Febrac em parceria com o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Seac-PR), o evento teve quatro dias de atividades, porém seu legado influenciará positivamente a rotina de negócios de cada um dos participantes por muito mais tempo.

“Mais uma vez, o maior evento nacional de Asseio e Conservação superou todas as expectativas. Tivemos a oportunidade, por exemplo de discutir pontos da Reforma Trabalhista com a desembargadora Vólia Bonfim e ainda ouvimos uma excelente palestra da jornalista Miriam Leitão sobre a economia do nosso país. Sem dúvida, o Eneac enriquece o nosso setor e apoia o crescimento de todos os envolvidos”,  disse Garcia.

O evento reuniu no Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu, no Paraná, cerca de 600 pessoas entre elas palestrantes, autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário, dirigentes sindicais, empresários e demais profissionais ligados à atividade de Asseio e Conservação.

Reforma Trabalhista – A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Estado do Rio de Janeiro, Vólia Bomfim e o Ministro do Trabalho, Helton Yomura, apontaram os principais pontos da Lei 13.467, mudanças e consequências diretas para o setor produtivo. Ricardo Garcia e o presidente do Seac-MS, Daniel da Silva Amado Felício, foram os mediadores do painel.

Foto Eneac 2018 Painel Reforma
O presidente Ricardo Garcia foi um dos mediadores do painel sobre a Reforma Trabalhista

A Reforma Trabalhista alterou mais de 100 artigos da Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT (Decreto-Lei n.º 5.452/1943), a fim de adequar a legislação às novas relações de trabalho. Os acordos entre empregados e empregadores, por exemplo, deverá prevalecer sobre as leis trabalhistas. Também houve mudanças sobre o parcelamento de férias, jornada de trabalho e participação nos lucros.

A programação de palestras incluiu também o historiador e filósofo Leandro Karnal, que abordou o tema Ética, e o superintendente da Gestão Ambiental da Itaipu Nacional, Ariel Schaeffer da Silva, que falou sobre a Sustentabilidade Ambiental e a importância desta temática integrar o dia a dia das empresas.

Prêmio Mérito em Serviços – Um dos pontos altos do Encontro é a entrega do “Prêmio Mérito em Serviços” em homenagem às empresas associadas aos Sindicatos, que estão há mais de 10 anos no mercado de Asseio e Conservação.

 

Foto Eneac 2018 Prêmio Mérito em Serviços

Estão entre as empresas premiadas estão: na categoria Diamante –  mais de 50 anos de fundação – Luso Brasileira, CNS Nacional de Serviços e Conservadora Rian; categoria Ouro – entre 30 e 40 anos-  a Nova Rio; na categoria Prata – entre 20 e 30 anos – Angel’s, B Lopes, Cael e Corpus Line; e por fim na categoria Bronze – entre 10 e 20 anos de fundação – as empresas Lynn e RFC.

“As empresas que foram premiadas no Eneac têm muitas décadas de história e entendem do mercado”, afirmou Garcia.

Nova diretoria – Na ocasião, foi apresentada a Diretoria da Febrac para os próximos quatro anos, sob a presidência do empresário e líder sindical Renato Fortuna Campos (Seac-MG) e vice-presidência de Rui Monteiro Marques (Seac-SP), a ser empossada em Brasília no dia 2 de Junho.

 

Foto Eneac 2018 Comitiva Seac-RJ

Em discurso, o novo presidente da Febrac falou sobre os pilares da sua gestão e ressaltou que continuará “a estreitar nossas relações institucionais. Não menos indispensável será a nossa atuação permanente junto às casas legislativas particularmente por meio do monitoramento de proposições de lei do interesse do segmento e participação nos trâmites destas matérias no Congresso Nacional”, disse Renato Fortuna Campos.

 

Destaque