Facop-RJ: Apresentação da nova plataforma de compra do Jaé
Como é do conhecimento de todos, em breve será implantado um novo sistema de bilhetagem digital para os transportes públicos no município do Rio de Janeiro.
A FACOP Rio de Janeiro convidou a empresa JAÉ, para apresentar essa nova plataforma de compra e proporcionar uma oportunidade para que os interessados possam conhecer mais sobre a inovação e como ela afetará os usuários dos transportes públicos.
Vagas limitadas para apresentação.
Diretor do SEAC-RJ e Senador discutem prioridades para o setor de serviços com representante do MPT-RJ
O senador Laércio Oliveira reuniu-se com o procurador do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro, Cássio Casagrande, e com o diretor-superintendente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Rio de Janeiro (Seac-RJ) e da Associação das Empresas Prestadoras de Serviços do Estado do Rio de Janeiro (Aeps-RJ), José de Alencar.
Durante o encontro, foram discutidos temas de grande relevância para o setor de serviços terceirizados, com destaque para a necessidade de refletir sobre o cumprimento das cotas de jovens aprendizes, levando em conta as especificidades operacionais da terceirização. As partes dialogaram sobre a construção de alternativas viáveis que permitam alcançar os objetivos de inclusão social de forma compatível com a realidade das empresas do setor.
Também esteve em pauta a questão da “pejotização” da mão de obra, analisada sob a perspectiva do necessário equilíbrio entre a atividade empresarial, a valorização e segurança do trabalho e a preservação das instituições sociais. O debate buscou compreender os desafios e impactos dessa prática, visando propor caminhos que conciliam o dinamismo econômico com a responsabilidade social e trabalhista.
O encontro reforça o compromisso dos participantes com o diálogo construtivo, o aperfeiçoamento das políticas públicas e a busca por soluções equilibradas que promovam o desenvolvimento sustentável da atividade econômica e das relações de trabalho no país.
Palestra sobre a NR-1 e riscos psicossociais reúne mais de 50 participantes e aprofunda debate técnico
A palestra virtual promovida pelo SEAC-RJ e pela AEPS-RJ , no dia 22 de maio, foi um sucesso de público e conteúdo. Com a presença de mais de 50 participantes, o evento aprofundou aspectos jurídicos, psicológicos e sociais relacionados à nova redação da NR-1, que passa a incluir expressamente os riscos psicossociais no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais.
As exposições do Coordenador da CBS/CNC e empresário Edgar Segato, bem como dos especialistas Jean Mendonça e o psicólogo Lucas Ourique, foram extremamente proveitosas e detalhadas. Os palestrantes ofereceram valiosas orientações técnicas para que as empresas possam se antecipar, capacitar suas equipes e atuar de forma preventiva diante das exigências que entrarão em vigor.
Apesar do caráter educativo da norma até 2026, o encontro também evidenciou dúvidas e inseguranças quanto ao manual orientativo que será elaborado pelo Ministério do Trabalho.
A AEPS-RJ se comprometeu a encaminhar aos participantes as apresentações ministradas no evento, bem como o convite para a próxima palestra promovida pela CNC, marcada para o dia 11 de junho de 2025.
Ao final do encontro, os presidentes Ricardo Garcia (SEAC-RJ) e Salete Calaça (AEPS-RJ) agradeceram a expressiva participação e destacaram a importância do engajamento contínuo do setor neste momento de transição regulatória.