Debate sobre Inteligência Artificial e os desafios e oportunidades nos negócios
O presidente do Seac-RJ, Ricardo Garcia, participou do debate sobre Inteligência Artificial e os desafios e oportunidades nos negócios, promovido na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), durante a reunião mensal do Conselho Empresarial de Governança, Compliance e Diversidade da ACRJ.
O diretor de Inovação e Ensino da Smart3, Walter Aranha Capanema, que também é diretor Acadêmico Cultural da Femperj (Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro),explicou sobre o conceito da IA generativa, uma tecnologia que usa inteligência artificial para criar conteúdo novo e original, baseando-se em padrões aprendidos de grandes quantidades de dados existentes.
Ele mostrou algumas ferramentas de IA hoje disponíveis, sendo o Chat GPT a mais popular, mas enfatizou que os dados precisam ter qualidade, princípio previsto no artigo 6º da LGPD: “garantia, aos titulares, de exatidão, clareza, relevância e atualização dos dados, de acordo com a necessidade e para o cumprimento da finalidade de seu tratamento”. E citou alguns usos mais comuns nos negócios, como a criação de textos e documentos jurídicos; análise de mercado; criação de ferramentas e programas e de processos de automação; e a revisão de documentos.
OUTRAS NOTÍCIAS:
Entenda a decisão do STF sobre terceirização e os reflexos no setor privado
Fonte: febraffacilities.org.br
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a administração pública só pode ser responsabilizada por encargos trabalhistas não pagos pela terceirizada se houver comprovação de falha na fiscalização.
Confiança do consumidor cai em fevereiro, diz pesquisa do IFec RJ
Sondagem do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), feita com 974 consumidores da Região Metropolitana do Rio, entre os dias 17 e 20 de fevereiro, mostra que a confiança caiu em relação a janeiro. O índice geral ficou 128,6 pontos, contra 131,6 do mês anterior.
ANEXOS:
Em anexo, análise, elaborada pela Consultora Jurídica da Febrac – Sra. Lirian Cavalhero, sobre a Responsabilidade Subsidiária da Administração Pública e o Tema 1118 do STF, que irá contribuir para a adequada compreensão dos impactos da decisão e para a formulação de estratégias jurídicas eficazes.