Palavra do Presidente – Seac-RJ

50

Meu amigo empresário,

O ano de 2020 foi de muitas dificuldades para todos nós. Foi talvez o ano mais difícil da nossa geração, quando todos nós perdemos pessoas próximas para a Covid-19 e tivemos nossos negócios afetados pela pandemia. Mas graças ao esforço, à dedicação e ao empenho de todos conseguimos superar as adversidades e comprovamos que o nosso setor econômico desempenha um papel importante na sociedade.

Nós, do Seac-RJ, uma entidade sem fins lucrativos, única representante legal dos interesses do setor de prestação de serviços de Asseio, Conservação e afins no Estado do Rio de Janeiro, estivemos firmes ao seu lado durante todo o ano.

Assim como a sua empresa, o Seac-RJ sofreu as consequências da pandemia e teve que se adaptar à nova realidade. Suspendemos o atendimento presencial na nossa sede no início de março, mas seguimos prestando serviços remotamente e reunindo nossa diretoria virtualmente, sempre buscando os melhores caminhos para nossos associados e filiados.

A diretoria do Seac-RJ se reuniu diversas vezes em 2020 por videoconferência, através do aplicativo ZOOM, traçando novos rumos, discutindo soluções para o período de crise em que mergulhou o país e contando com a participação de especialista em alguns encontros, que trouxeram análises esclarecedoras para todos nós.

Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para uma travessia segura em um período tão turbulento. Foi um ano de resiliência. Mesmo assim tivemos conquistas importantes: Renovamos a Convenção Coletiva de Trabalho de 2019, sem reajuste para o ano de 2020; divulgamos pareceres jurídicos e orientações sobre as MPs 927 e 936; oferecemos cursos gratuitos de formação e palestras virtuais.

Promovemos uma série de treinamento online, intitulado “Limpeza é Vida”, voltado para gerentes, executivos, coordenadores e empresários, com temas relevantes, como a importância de uma higienização bem feita e a limpeza hospitalar. O treinamento foi ministrado por uma das maiores autoridades brasileiras em limpeza profissional, o consultor técnico Osmar Viviani, da Consulimp.

Atuamos em consonância com outras entidades de classe do país. Em nome da unidade, assinamos o manifesto por uma reforma tributária responsável e o manifesto em defesa da desoneração da folha de pagamento para todos os setores. Participamos da campanha lançada pela Febrac “Somos Essenciais” pela valorização da nossa categoria profissional.

Através do nosso setor jurídico, lutamos e conseguimos uma grande vitória em 2020, ainda em caráter liminar: a retirada do ISS da base de cálculo do PIS e COFINS.

Enfim, amigos, 2020 foi um ano de muito sacrifício e resiliência, mas com conquistas importantes. Nada disso seria possível sem o apoio e a contribuição de associados e filiados. A contribuição da sua empresa representa o fortalecimento do Seac-RJ na defesa dos interesses das nossas empresas. Espero poder contar com esse apoio e contribuição neste ano que se inicia. Vamos juntos para um futuro melhor para nossos negócios, nossas famílias e amigos.

Um forte abraço,

Ricardo Garcia
Presidente do Seac-RJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui