Logo_Seac-RJ_60anos_branco

Seac-RJ promove 9ª Ação Ambiental em Copacabana no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Mobilizar a sociedade sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente e criar oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência. Estes foram os objetivos da 9ª Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental, uma iniciativa das empresas associadas ao Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Rio de Janeiro (Seac-RJ) que neste ano é parceira do Clean Up the World. A ação foi realizada neste sábado (17), Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, na Praia de Copacabana.

Confira o álbum de fotos no Facebook

9ª Ação Ambiental
O presidente do Seac-RJ, Ricardo Garcia, e a diretora social do Seac-RJ, Salete Calaça, com as jogadoras time Rexona – Sesc, que participaram do evento pela copatronicadora Unilever. O Seac-RJ foi o patrocinador oficial da 14ª edição do Clean Up the World.
Ricardo Garcia com o presidente do Instituto de Eventos Ambientais (IEVA), Alexandre Gontijo
Ricardo Garcia com o presidente do Instituto de Eventos Ambientais (IEVA), Alexandre Gontijo

“Como empresários do setor de asseio e conservação, temos o dever junto à sociedade de estimular novas atitudes para a preservação ambiental. No Rio, infelizmente, ainda existe o hábito de acumular lixo nas areias das praias, o que gera doenças para os frequentadores e inúmeros prejuízos para a vida marinha. Com a proximidade do verão, esse cuidado tem que ser redobrado, pois as praias recebem ainda mais visitantes, em especial, Copacabana”, disse o presidente do Seac-RJ, Ricardo Garcia.Durante o evento, foram distribuídos luvas e sacos de lixo recicláveis para a população participar. Mais de 300 voluntários se envolveram com a ação de limpeza ambiental nas praias de Copacabana e Ipanema, recolhendo um total de 1 tonelada de lixo das areias.

 

 

 

9ª Ação Ambiental

9ª Ação Ambiental

9ª Ação Ambiental

9ª Ação Ambiental

Alicia Acioli, 12 anos, participou pela primeira vez do evento e já vai compartilhar a sua experiência no evento com os amigos. “Eu aprendi que se deixarmos lixo na praia, vamos prejudicar o próprio meio ambiente em que vivemos e isso traz doenças. Agora vou avisar também aos meus amigos quando formos à praia”, disse.

VAGAS PARA DEFICIENTES – Durante a 9ª Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental foi realizado o Ato de Cidadania, com a participação de empresas associadas ao Seac-RJ que ofereceram oportunidades para ascensorista, administrativo, portaria, recepção e auxiliar de serviços gerais. Em todo o estado, há cerca de cinco mil vagas disponíveis para pessoas com deficiência.

Desempregado desde fevereiro, o ex-ascensorista Augusto dos Santos, 34 anos, que tem deficiência auditiva, esteve no Quiosque da Globo, onde se encontravam os empresários, para tentar uma oportunidade de emprego.

9ª Ação Ambiental
O ex-ascensorista Augusto dos Santos foi ao evento em busca de uma oportunidade de trabalho

9ª Ação Ambiental

 

“Achei essa iniciativa muito importante porque é difícil sabermos onde há vagas. Hoje, encontro menos preconceito no mercado de trabalho e acho que com os jogos Paralímpicos, as pessoas estão mais conscientes sobre as nossas necessidades e nos respeitando mais”, afirma Augusto, que assim que soube da oferta de vagas, se organizou para entregar o seu currículo pessoalmente para empresários do setor de asseio e conservação.

Realizada anualmente e sem fins lucrativos, a 9ª Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental é promovida pela Federação Nacional das Empresas de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac), em conjunto com os Sindicatos Estaduais filiados em todo o país.

O Clean Up the World ocorre simultaneamente em 125 países, mobilizando cerca de 35 milhões de voluntários em todo o mundo e mais de 20 mil no Brasil. O tema escolhido pela ONU, UNEP e pela própria ONG Clean Up The World é “Alimentação e Agricultura”.

Destaque