Logo_Seac-RJ_60anos_branco

Informe Seac-RJ: Ed.87 – 29/07/2022

Seac-RJ participa do Clean Up The World

O presidente do Seac-RJ, Ricardo Garcia, ao lado de parte da diretoria da entidade, participou da XX Conferência Clean Up The World, nesta quinta-feira, 28 de julho, em um hotel na Zona Sul do Rio. O evento foi uma comemoração dos 20 anos do Clean Up The Word, apresentação e preparação para o Clean Up Day, que acontece dia 17 setembro simultaneamente em mais de 190 países, quando voluntários recolherão resíduos de praias, rios e lagoas. No Rio de Janeiro, o Seac-RJ é um dos principais apoiadores da ação, tendo participado de edições anteriores com suas empresas associadas e filiadas.

O “Dia Mundial de Limpeza – World Cleanup Day” é um programa de ação social global destinado a combater toneladas de lixo lançadas no meio ambiente em todo o planeta, inclusive nas praias, rios e oceanos. A mobilização reúne, em um mesmo dia, milhares de voluntários e parceiros em uma onda de limpeza ao redor de todo o mundo.

 

O Dia Mundial da Limpeza acontecerá pela 5ª vez no Brasil. Desde 2018, 50 milhões de pessoas saíram de suas casas na data e limparam suas cidades, rios e comunidades dos resíduos.

Atendendo a um chamado do Seac-RJ voluntários das empresas associadas e seus familiares aturam recolhendo resíduos de praias do estado e do entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Entenda o problema do lixo marinho – Estima-se que 80% do lixo marinho tenha origem em terra, chegando aos oceanos por meio dos cursos d’água, o que indica uma necessidade de melhor gestão dos recursos hídricos e dos resíduos sólidos.

O plástico é o maior vilão dos oceanos. A estimativa é de que há cerca de 8 milhões de toneladas de resíduos plásticos nos mares, que levam à morte de mais de 100 mil animais marinhos todo ano. Há, ainda, a estimativa alarmante de que 15% das espécies marinhas estão em extinção por causa do resíduo plástico, que leva em média 400 anos para se decompor no meio ambiente.

 


 

27ª Higiexpo sediará Campeonato de Limpadores de Vidros

A 27ª Higiexpo, maior Feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação Ambiental da América Latina, a ser realizada pela Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), de 9 a 11 de agosto de 2022, no São Paulo Expo, está se aproximando cheia de novidades a todos os participantes.

Um dos destaques do evento será a realização do Campeonato de Limpadores de Vidros, a ser promovido pela Transparência Limpezas e pela Cleartec Brasil Limpezas. Nesta competição, quem conseguir limpar três placas de vidro no menor tempo possível e de forma eficiente, será o grande vencedor.

O evento é inspirado em competições semelhantes realizadas nos Estados Unidos e Europa.

Como funcionará a competição – O Campeonato de Limpadores de Vidros contará com três folhas de vidro, cada uma com 1.15×1.15, que deverão ser perfeitamente limpas no menor tempo possível. Os participantes terão três chances de executar os movimentos para a limpeza, que deve ser efetuada rapidamente e da forma mais eficaz. Detalhes no vidro que, porventura, ficarem sem limpeza farão com que o participante perca pontos no torneio. Os três primeiros colocados de cada dia (09, 10 e 11 de agosto) estarão classificados para a disputa final, a ser promovida no último dia da feira. Após essa competição, será anunciado o grande vencedor.

O campeão nacional estará classificado para o Campeonato Mundial dos Limpadores de Vidro, que acontecerá em janeiro, em Las Vegas, Estados Unidos. Ele representará o Brasil e toda a categoria de limpadores de vidros do país.

Qualquer profissional de limpeza ou interessado poderá participar do Campeonato de Limpadores. Para isso, basta realizar a inscrição no formulário da competição e no site da 27ª Higiexpo, uma vez que o torneio ocorrerá dentro da feira.

Formulário de inscrição no campeonato
27ª Higiespo www.higiexpo.com.br

 


Destaques:

FEDERAL

Decreto nº 11.150, de 26 de julho de 2022 – Regulamenta a preservação e o não comprometimento do mínimo existencial para fins de prevenção, tratamento e conciliação de situações de superendividamento em dívidas de consumo, nos termos do disposto na Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 – Código de Defesa do Consumidor.

MUNICIPAL

Lei nº 7.479, de 27 de julho de 2022 – Dispõe sobre a elaboração do mapa de ruído urbano da Cidade do Rio de Janeiro e dá outras providências.

Destaque