Logo_Seac-RJ_60anos_branco

Palestra do Seac-RJ ensina gestores a usar o feedback da maneira correta

O feedback é utilizado pelos gestores como ferramenta para identificar problemas e motivar mudanças comportamentais nos funcionários. A tarefa parece simples, mas se feita da maneira errada pode gerar problemas ao colaborador e equipe.

“O feedback deve ser baseado em fatos para que não transpareça uma questão pessoal. O objetivo da ferramenta é educar e motivar os funcionários a fazer diferente. Não se trata de um momento para humilhações e vingança e sim de conversa onde há respeito mútuo e as considerações visam ao crescimento do profissional e da empresa”, explicou o sociólogo e tecnológico em RH, Marcelo Camacho.

Durante a palestra “Aprendendo a dar feedback”, realizada no dia 09/05, na sede do Seac-RJ, Camacho listou algumas dicas para aumentar a efetividade ao dar e receber o feedback. São eles:

Dando Feedback

Estabeleça um clima de confiança; Aja de forma cordial; Analise bem a situação antes; Use um tom de voz adequado; Escolha o momento certo; Inicie indicando os pontos fortes para em seguida indicar o que precisa ser aprimorado; Concentre-se nos aspectos importantes; Fale diretamente com a pessoa sem intermediários; Esclareça o objetivo da reunião; Tenha empatia e sensibilidade.

Recebendo Feedback

Ouça atentamente, sem interrupções; Seja humilde para reconhecer pontos a serem aprimorados; assuma posições não-defensivas; Evite contestar ou corrigir a observação; Clarifique. Pergunte sobre o que não entender; Solicite percepções de outras pessoas; reflita se o que foi dito faz sentido; Reconheça os pontos válidos; Ao receber feedback, faça um plano de metas de auto desenvolvimento.

Fonte: Assessoria de Comunicação Seac-RJ

Destaque