No Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios, o Seac-RJ apoiou e participou do grande mutirão internacional Clean Up The World (CUW) – Limpeza do Mundo 2019. Promovido pela 17ª vez consecutiva, o grande mutirão internacional de limpeza foi realizado no Rio de Janeiro em diversas regiões do estado.
Voluntários recolheram lixo e participaram de atividades de conscientização nas praias de Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Grumari e Região dos Lagos, como Saquarema, Maricá e Armação de Búzios. As ações também se estenderam à Baía de Guanabara e Lagoa Rodrigo de Freitas, assim como a rios, lagos, lagoas e ilhas em Niterói, Ilha do Governador, Cidade de Deus, Caxias e Madureira.
Tendo como tema “Air Pollution” – Poluição do Ar, o Clean Up The World (CUW) – Limpeza do Mundo 2019 foi realizado em 125 países e reuniu mais de 35 milhões de voluntários. No Brasil, o projeto envolveu 20.000 voluntários. Foi uma verdadeira festa da cidadania e da sustentabilidade. Promovido pela Amigança Produções & Promoções, o “QG” do evento foi próximo à Pedra do Leme, onde o Seac-RJ se concentrou, ao lado dos organizadores, da Prefeitura, de várias instituições de reciclagem e demais apoiadores.
Diretores do Seac-RJ, funcionários, associados, filiados, parceiros e familiares garantiram presença e contribuíram para a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente. A iniciativa demonstrou o protagonismo da sustentabilidade para o setor de setor de Asseio e Conservação no estado do Rio de Janeiro, conferiu aos participantes a oportunidade de associar o nome de sua empresa a uma iniciativa que confere o status de amiga do meio ambiente, além de ter sido um excelente momento de confraternização e união de esforços.
Durante o mutirão, foram distribuídas sacolas plásticas recicladas e luvas aos participantes, em todos os pontos de encontro. Instituições de reciclagens também se mobilizaram e parte do lixo foi recolhida pela Comlurb. Atividades artísticas e educativas foram desenvolvidas para as crianças.
Os voluntários, também chamados, Amantes da Natureza, assumiram o protagonismo e chamaram para si a responsabilidade de ajudar a diminuir o impacto da poluição no planeta.
“Faz parte da missão do sindicato apoiar e estimular atitudes e comportamentos comprometidos com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Somente através da prática da cidadania, da conscientização ambiental e da união de esforços conseguiremos ajudar a melhorar a triste realidade de abandono em que se encontram muitas praias, rios e demais riquezas naturais. Salvar o meio ambiente e a nossa casa comum é um dever também do nosso setor e por isso o Seac-RJ apoiou mais uma vez essa nobre iniciativa, do Clean Up the World”, disse Ricardo Garcia, presidente do Seac-RJ.