O presidente do Seac-RJ, Ricardo Garcia, e demais membros da diretoria do Sindicato se juntaram a lideranças, autoridades e convidados para a palestra do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio), na última quinta-feira, dia 17.
“Mesmo fora do cenário político, a avaliação do ex-presidente é lúcida e clara. Nos permite entender o que levou o país a sua situação atual e nos ajuda a vislumbrar uma saída para um Brasil mais ético e desenvolvido”, disse Garcia.
Por mais de uma hora, FHC falou sobre os mais diversos temas: reforma política, crise econômica e conjuntura brasileira. Segundo ele, a crise é grave, uma vez que a economia brasileira está parada.
“Já estamos vivendo uma época diferente e precisamos que as empresas e as instituições se ajustem aos desafios da contemporaneidade. Não é preciso estar fisicamente em um lugar para fazer negócios e isso já mudou a sociedade”, disse ele.
O ex-presidente também abordou crise política atual. Para FHC, as mudanças no sistema político deveriam ser feitas aos poucos, a começar pelos vereadores.
“Os eleitores votariam apenas em candidatos a deputados e vereadores, sem a possibilidade de votar nos partidos. Com isso, só os mais votados se elegeriam. Na mecânica atual, os candidatos mais conhecidos do eleitorado e com mais recursos acabam sendo privilegiados”, concluiu o ex-presidente.
Com dados da ACRJ