Logo_Seac-RJ

Informe Seac-RJ: Ed.159 – 07/11/2023

População de idosos cresce no país e empregabilidade também

Levantamento da Febrac aponta que o setor de serviços terceirizáveis está entre os que mais contrataram veteranos nos últimos anos.

Pesquisa divulgada, no último dia 27, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que houve um crescimento no país de 57,4% no número de idosos, nos últimos doze anos.

O aumento desta parte da população evidencia outro dado importante: a presença deles no mercado de trabalho. Dados da Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac) apontam que a empregabilidade dos idosos movimentou o setor de serviços nos últimos anos. Só para se ter uma ideia, em 2021, pessoas acima de 50 anos representavam mais de 20% da mão de obra empregada nas empresas de serviços terceirizáveis do Brasil, o que corresponde a 448 mil postos de trabalho.

“Em outros setores econômicos, ainda há um certo preconceito para contratar pessoas mais velhas. Mas, no setor de serviços terceirizáveis a contratação de veteranos é uma realidade nas empresas, que apostam na diversidade e na experiência. A reintegração da terceira idade no ambiente corporativo é um dos grandes pilares do nosso setor”, comenta Edmilson Pereira, presidente da Febrac.

A pesquisa apontou ainda que 10,96% das pessoas idosas contratadas no setor são do sexo masculino e 9,86% do sexo feminino.

“Somos um dos setores que mais emprega idosos no país”, resume o presidente da Febrac.

 


 

CCJ votará reforma tributária nesta terça; PEC já está pautada no Plenário

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deve discutir e votar nesta terça-feira (7) a reforma tributária (PEC 45/2019). A expectativa é que o relatório do senador Eduardo Braga (MDB-AM) seja aprovado e enviado ao Plenário para ser analisado na quarta-feira (8), conforme já consta na pauta montada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Fonte: Agência Senado

Leia mais

 


 

Setor de serviços mantém alta pela quarta vez seguida


Pesquisa do IFec RJ mostra que elevação foi puxada pela situação presente

A expectativa do setor de serviços continua subindo, segundo pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ). O índice geral de serviços apresentou alta pela quarta vez consecutiva e ficou em 108,8 pontos no trimestre encerrado em outubro, contra 108,4 de julho a setembro. A elevação foi puxada, principalmente, pela situação presente.

O índice de situação presente avançou de 86,8 pontos no trimestre de julho a setembro para 87,9 de agosto a outubro. Já a situação futura apresentou ligeira queda em relação ao trimestre móvel anterior de 122,9 para 122,7 pontos na mais recente pesquisa.

O indicador agregado, que além dos serviços inclui o comércio, mostra que a expectativa dos empresários apresentou elevação mensal no índice geral. A sondagem foi feita com 240 empresários do estado do Rio de Janeiro, entre os dias 03 e 18 de outubro. O indicador em setembro era de 105,1. Agora, em outubro, ficou em 105,7 pontos, puxado pela situação futura.

O índice futuro subiu de 119,9 pontos na sondagem anterior para 121,4 em outubro. Negócio (139,8 em outubro, contra 137,7 em setembro) e a demanda (126,5 pontos em outubro, contra 123,7 em setembro) foram os principais responsáveis pela elevação da expectativa.

A situação presente apresentou novo recuo, de 82,8 pontos na pesquisa anterior para 82,2 na nova sondagem. Em agosto, o índice estava em 85,4 pontos.

Destaque