Logo_Seac-RJ_60anos_branco

Informe Seac-RJ: Ed.166 – 19/04/2024

Delegação do Seac-RJ foi a mais animada do ENEAC 2024

A delegação do Seac-RJ foi eleita a mais animada do Encontro Nacional de Empresas de Asseio e Conservação (ENEAC 2024), confirmando uma tradição que começou junto com a primeira edição do evento, que é destaque no calendário empresarial brasileiro e acontece a cada dois anos. A edição deste ano foi no Costão do Santinho, em Florianópolis.

Uma delegação de 40 empresários do Rio de Janeiro, uma das maiores do evento, participou de todas as atividades, das palestras com nomes de destaque no cenário nacional aos show nos momentos de descontração.

O presidente do Seac-RJ, Ricardo Garcia, foi um dos convidados para compor o grupo de presidente dos Seac’s presentes ao evento. “Agradeço a manifestação de carinho ontem (11/04), quando fui chamado para compor o grupo dos presidentes de Seac’s. Foi muito legal e mostrou, mais uma vez, que a delegação do Rio é sempre a mais unida e participativa”, disse Ricardo Garcia.

O Eneac é reconhecido como um espaço de difusão de conhecimento, entretenimento, relacionamento e uma excelente oportunidade para realização de negócios no setor de asseio e conservação. Reunindo empresários, palestrantes renomados, autoridades dos poderes judiciário e legislativo, dirigentes sindicais, além de outros profissionais ligados ao segmento econômico, o encontro promoveu um ambiente propício para troca de experiências e networking.

Organizado pela Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac), o Eneac é realizado em diferentes estados brasileiros. Nesta edição, o encontro proporcionou uma programação diversificada, que inclui palestras, workshops, atividades sociais e oportunidades de negócios.


Representatividade –
A participação do Seac-RJ e sua comitiva no Eneac 2024 reforça o compromisso do Sindicato com o desenvolvimento e aprimoramento do setor de asseio e conservação no Estado do Rio de Janeiro.

O evento também foi palco de debates técnicos e contou com espaço para exposição de produtos, equipamentos e serviços utilizados pelo setor de asseio e conservação.

A entrega do Prêmio Qualidade em Serviços para as empresas que possuem entre 10 e 50 anos de fundação foi um grande momento de reconhecimento para os empresários que transformam diariamente o setor.

Projeção de crescimento – A palestra do economista Ricardo Amorim foi uma das mais concorridas do evento. O economista contextualizou o momento econômico do país e apresentou uma projeção de crescimento para os próximos anos.

Segundo Amorim, 2023 foi o 4° ano consecutivo que o país cresceu mais que a expectativa, “O Brasil seguirá uma curva de crescimento em 2024 e 2025. Estamos com tudo na mão para vivermos um grande momento econômico, basta que nossos governantes não percam essa oportunidade”.

Para o economista, o grande problema segue sendo a concentração de renda fomentada pelo Estado e a qualificação de mão de obra, “O Estado brasileiro cria concentração de renda. Aqui se investe pouco em educação básica, precisamos desesperadamente investir em qualificação de mão de obra e tudo isso começa com educação básica”.

Reforma Tributária – O ENEAC 2024 também foi marcado por palestras sobre a Reforma Tributária. O painel especial sobre a Reforma Tributária, mediado pelo senador Laércio Oliveira, contou com as participações dos deputados federais Domingos Sávio e Luiz Philippe de Orleans e Bragança, o economista Marcos Cintra e o presidente do Instituto Unidos Brasil, Nabil Sahyoun.

Em sua participação, o economista Marcos Cintra destacou a necessidade de mais discussões sobre o setor tributário nacional, “O Congresso Nacional está mais empoderado nos últimos anos. Precisamos melhorar a Reforma Tributária, construir formas de onerar menos o setor de serviços que foi o grande prejudicado”. Na mesma linha, o deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança reforçou a importância da participação popular nas discussões: “A sociedade precisa cobrar dos parlamentares, é uma nova realidade política que vivemos. Quando o setor de Serviços perde, toda economia perde, pois é diretamente impactada por ele”.

Desafio da aprendizagem – Em sua palestra, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, falou sobre os desafios das cotas de aprendizagem e o cumprimento por parte das empresas do setor de serviços. “Eu entendo e sou sensível às dificuldades do setor de serviços. No modelo atual é um grande desafio cumprir as cotas de aprendizagem, em especial nas empresas de Asseio e Conservação (limpeza), que não atraem o interesse dos jovens”, destacou Marinho.

Em sua explanação, o ministro destacou que a pasta já estuda com a equipe técnica mecanismos e alternativas para auxiliar as empresas do setor a cumprirem com as cotas. “Convido as empresas e sindicatos regionais a colaborarem conosco nas discussões. Nossa ideia é formar grupos de trabalho para fomentar o diálogo sobre o tema. O processo de aprendizagem é muito importante para preparar os jovens para o mercado de trabalho, mas precisamos adequar esse processo à realidade de cada setor”, completou.

Giovane Gávio – O ex-atleta e treinador de voleibol, um dos palestrantes convidados do ENEAC 2024, contou sua trajetória profissional e abordou aspectos sobre propósito, liderança e profissionalização.


Destaque