Coronavírus e a importância da higienização

125

O país está em estado de alerta com a Covid-19. O que você precisa saber é
que algumas medidas podem auxiliar nessa prevenção. A primeira, e
importante, dica é que esse novo coronavírus pode ser morto com produtos de limpeza desinfetantes, como álcool 70%, água sanitária e até mesmo a simples mistura de água e sabão.

O ideal é a lavagem das mãos com água e sabão. O sabão é uma gordura e
também consegue permanecer nas mãos por mais tempo. O álcool em gel
deve ser usado quando não pudermos fazer a lavagem, por exemplo, se
estamos fora de casa, no transporte, ou andando na rua, quando encostarmos em algum objeto ou local, como um corrimão. Saindo desses ambientes o ideal é fazer a higienização com o álcool.

Vale lembrar que nos transportes públicos, quando forem liberados, ao usarem as barras de segurança as pessoas devem fazer a higienização das mãos, pois ali pode conter gotículas de tosse ou espirro. Neste momento de pandemia, é fundamental que os processos de higienização nas industrias e condomínios, sejam realizados com maior frequência, assim como a higienização das áreas uteis e banheiros públicos, mereçam cuidados extras.

É muito importante que os produtos de limpeza nunca sejam misturados entre si, pois acabam perdendo sua efetiva função. Devem ser diluídos somente com água. Recomenda-se para a limpeza dos ambientes, o uso de água sanitária diluída conforme instruções dos fabricantes. Pode até ser utilizado um borrifador para facilitar a higienização dos diversos ambientes. O vírus possui uma capa de gordura protetora, e a limpeza com estes produtos retira essa cápsula e mata o vírus.

Alguns pontos para serem higienizados com água e sabão, frequentemente
esquecidos: botões de elevador, interfones, botões de descarga, maçanetas,
botões dos veículos, volante, brinquedos, controles remoto, computadores e
celulares. Para as residencias em geral é imprescindível: limpar o filtro do ar-condicionado com água e sabão e desinfetar objetos, lixeiras e paredes.

Osmar Viviani
Consultor.

Artigo publicado originalmente em ND+.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui