Segundo José Luiz de Oliveira, professor e palestrante convidado, a grande dificuldade dos gestores não é criar soluções para os negócios, mas apontar indicadores que meçam o sucesso ou fracasso da iniciativa para além do aspecto financeiro.
“O Balanced Scorecard (BSC) é um sistema de indicadores de desempenho pensado para controlar e acompanhar a aplicação da estratégia, levando em conta quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Ou seja, a ferramenta leva em consideração os ativos tangíveis e não tangíveis já existentes nas empresas”, explicou.
Nesse sentido, o BSC é uma base de informações que fornece um tipo de receita para que os ingredientes já existentes possam se combinar e criar valores de longo prazo.
“A implementação deste princípio inicia-se com o treinamento dos colaboradores em todos os níveis da organização. Para isso, é preciso promover a convergência de esforços, o compromisso com o desempenho e o envolvimento de todos os colaboradores da organização com o objetivo de a tornar mais competitiva”, disse Oliveira.