Profissionais da limpeza também são linha de frente na luta contra a Covid-19

Nem sempre os mais valorizados, trabalhadores têm atividade essencial no combate à doença

1042

Tem muita gente, até governantes, que se refere à pandemia do novo coronavírus como uma verdadeira guerra. E a luta contra esse inimigo invisível que já matou mais de 4 mil brasileiros coloca na linha de frente não só os profissionais da saúde, mas também uma categoria que, muitas vezes, não recebe o devido destaque. Quem cuida dos processos de higienização nunca foi tão essencial para garantir a segurança de todos.

“Tudo começa da gente”, reconhece Helena da Costa, parte da equipe de limpeza do Hospital Montenegro há dois anos. Com 36 anos de idade, ela atua numa das áreas mais críticas da instituição de saúde: a UTI. “De começo foi um baque, um apavoramento. Mas a gente teve bastante palestras para ensinar e explicar a situação.”

No total, o time que cuida da higienização dos ambientes, equipamentos e enxovais do HM conta com 40 pessoas que trabalham 24 horas por dia, divididos em escalas. São cinco membros a mais do que antes do início da pandemia. “A gente deu uma reforçada para conseguir suprir as necessidades e ter uma equipe aumentada se ter alguma falta”, explica o supervisor de hotelaria, Sabastian Baez.

Para enfrentar a Covid-19, todos os diferentes setores passaram por capacitações desde o início de março. No fim dele, foram mais dois dias de encontros específicos só para a equipe de higienização e limpeza. Foram focados, principalmente, no uso consciente e racional dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e demais materiais.

“A higienização é vista, mundialmente, como um trabalho que tem que andar lado a lado com a equipe assistencial”, coloca o responsável pelo controle de infecção no Hospital, o enfermeiro Diogo Bonini. “O ambiente, se não higienizado, vai comprometer muito o paciente e seu dia a dia da melhora.”

Veja a matéria completa de Denis Machado, em: https://jornalibia.com.br/destaque/profissionais-da-limpeza-tambem-sao-linha-de-frente-na-luta-contra-a-covid-19/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui