O volume de serviços prestados no país recuou 0,8% em outubro, frente a setembro, pela série com ajuste sazonal, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Foi o quarto mês consecutivo de queda do indicador. Em setembro, o setor havia recuado 0,3%, número que não sofreu revisão.
Conforme a pesquisa do IBGE, o volume de serviços recuou 0,3% na comparação a outubro de 2016. No acumulado em 12 meses, o setor registrou baixa de 3,7% no volume. Nos dez primeiros meses do ano, a baixa acumulada foi de 3,4% frente ao mesmo período de 2016.
A receita nominal do setor, por sua vez, recuou 0,2% em outubro, frente ao mês imediatamente anterior. Quando comparado ao mesmo mês do ano passado, porém, houve alta de 5%.
Outros indicadores conjunturais tiveram comportamentos mistos em outubro. A produção da indústria cresceu 0,2% em outubro, frente a setembro. Já as vendas do varejo tiveram queda de 0,9% nessa mesma base de comparação, abaixo do piso das expectativas do mercado.
Fonte: Valor Econômico