O treinamento da mão de obra empregada nos serviços de limpeza foi tema da palestra “Rompendo Barreiras – Capacitação operacional mediada pela tecnologia”, realizada pela superintendente executiva da Facop, Cássia Almeida.
Cássia iniciou a sua palestra citando a fala do presidente do Seac-RJ, Ricardo Garcia, de que uma limpeza mal feita é reparada, mas a limpeza bem feita nem sempre é notada pelo cliente.
Tendo em vista que a qualidade da prestação de serviços deve ser uma tônica para a imagem do setor de asseio e conservação no mercado, a Facop criou um curso de relacionamento com o cliente e acompanhamento dos serviços prestados.
“As atitudes das pessoas são a imagem da empresa. Capacitar é, portanto, investir em sua marca”, afirmou a palestrante.
Para a diretora da Facop, é através de ações como a produção do Balanço Social, que as empresas podem mostrar o fortalecimento do setor.
Nesse sentido, a Facop tem implantado diversas iniciativas para revelar à sociedade as realizações do setor. Uma delas é a criação do Museu da História da Limpeza, projetado para mostrar toda a evolução da tecnologia das empresas.
A entidade está também produzindo um documentário sobre os bastidores da limpeza. Segundo Cássia, o objetivo é mostrar o momento em que as luzes se apagam e todo mundo vai embora e no outro dia, tudo está limpo para que o local continue a funcionar.
“Vamos mostrar o show da limpeza realizado em períodos sem que as pessoas notem”, contou.
A educação à distância é outro investimento realizado pela Facop. O desafio, segundo a diretora, foi transmitir toda a prática do setor para o meio digital.Cássia destacou que a importância dos cursos presenciais, que trazem resultados perante os profissionais, contratantes e sociedade.
Atualmente, há nove títulos de treinamentos específicos que passam por coleta urbana, limpeza hospitalar, portaria, recepção, limpeza administrativa e de reparação. Os treinamentos consistem em demonstrações em vídeos de como realizar o serviço com excelência e são usados tanto nas empresas que atuam no setor quanto nos próprios clientes.
“É uma barreira que está sendo vencida, pois o próprio contratante está mais consciente da importância do treinamento e adotando internamente os treinamentos”, disse.
TECNOLOGIA – Capacitar e treinar os funcionários de acordo com as novas tecnologias, desde as mais simples, é o foco que as empresas devem ter.
“O uso do mop é um exemplo prático. Quem nunca ouviu reclamação do cliente dizendo que o trabalhador torceu pano de chão na pia? Isso pode ser evitado com o uso do mop”, pontuou.
Ricardo Garcia elogiou a palestra e o trabalho da Facop e lembrou que seria importante explicar melhor para empresários de outros estados como funciona o ensino à distância, já implantado em Mato Grosso do Sul, para que haja maior aproveitamento por parte de todo o país.