Logo_Seac-RJ

Informe Seac-RJ: Ed.82 – 11/07/2022

Seac-RJ completa 59 anos e faz planos para o futuro

O Sindicato de Asseio e Conservação do Estado do Rio de Janeiro (Seac-RJ) comemora hoje, dia 11 Julho, seu aniversário de 59 anos de história. Fundado em 1963, durante todos esses anos, o Seac-RJ estabeleceu um posicionamento importante frente às discussões que impactam nas empresas que atuam no segmento de Asseio e Conservação do Estado do Rio de Janeiro.

Desde sua criação, o Seac-RJ tornou-se referência como um sindicalismo responsável, dinâmico e ativo na defesa dos interesses de seus filiados e associados. Com essa mentalidade, o Seac-RJ ajudou na conquista de grandes vitórias, como a aprovação da Reforma Trabalhista e da Lei da Terceirização e o reconhecimento, por parte do STF, do acordado sobre o legislado. Essas causas são consideradas marcos importantes para todos os empresários brasileiros, principalmente para o nosso setor, que há tantos anos buscava por essas mudanças.

Nova sede – Em 9 de setembro de 2019, com a presença da diretoria e de lideranças nacionais do setor, o Seac-RJ realizou um antigo sonho ao inaugurar sua sede própria no Centro do Rio, com instalações amplas e auditório para a realização de eventos, cursos, seminários e palestras.

Uma grande demonstração da maturidade alcançada pelo Seac-RJ aos longo dos anos, foi a luta pelo reconhecimento do setor de Asseio e Conservação como serviço essencial e importantíssimo para conter o avanço do coronavírus e pela sobrevivência das empresas diante de uma das maiores crises sanitária, social e econômica do país provocada pela pandemia.

Durante a pandemia, quando o lockdown obrigou todos a ficarem em casa, as empresas de Asseio e Conservação garantiram a higienização dos ambientes públicos e particulares considerados essenciais. A diretoria do Seac-RJ também manteve-se ativa e promoveu reuniões, encontros, seminários e treinamentos online, garantindo que o setor se mantivesse atuante, na linha de frente.

Não à PEC 110 – Mais recentemente, o Seac-RJ tem se posicionado contrário à aprovação da PEC 110, pois a reforma tributária proposta representaria um expressivo aumento da carga tributária do setor de serviços, locomotiva da economia brasileira. O Seac-RJ também tem abraçado campanhas de doações e conquistado grandes vitórias jurídicas para a categoria, como a questão do afastamento da gestantes e a não incidência da contribuição previdenciária sobre o aviso prévio, entre tantas outras.

Outra atuação destacada do Seac-RJ está nas Convenções Coletivas de Trabalho, renovadas a cada ano, onde a entidade sempre tem conquistado bons acordos com os Sindicatos Laborais, trazendo mais segurança jurídica e benefícios econômicos e sociais para seus filiados e associados.

Para o presidente do Seac-RJ, Ricardo Garcia, as mudanças que já foram conquistadas até o momento devem ser comemoradas, principalmente pelo peso que têm no cenário econômico atual, onde prevalece a crise econômica.

“O Seac-RJ já tem por tradição a presença em debates não só do estado mas também nacionais. Estamos muito satisfeitos com os resultados já alcançados e agora temos mais desafios pela frente para que as empresas do setor voltem a ser saudáveis, gerando empregos e renda. Nosso setor é o que mais emprega no país e precisamos continuar evoluindo”, declara.

Planos para o futuro – Aos 59 anos, o Seac-RJ luta como um jovem em permanente apoio às empresas, no bom relacionamento com os Sindicatos Laborais e sempre atento às questões judiciais mais sensíveis à categoria. E faz planos para o futuro: está desenvolvendo uma pauta de oportunidades sustentáveis e também com a otimização de esforços para a realização de um antigo sonho: trazer para o Rio de Janeiro uma filial da FACOP, do Paraná, para treinar trabalhadores que, na maioria das vezes, ficam dependentes das oportunidades de emprego criadas pelo Estado. Eles receberão a qualificação necessária para atuar no nosso setor, com um curso de excelência que o mercado tanto precisa, além de um alcance social muito amplo.

A vinda da FACOP é um projeto do presidente Ricardo Garcia e sua nova diretoria, que tomou posse no início do ano e vem buscando soluções para o setor que, nas palavras de Ricardo Garcia, “não pode ficar para amanhã”. Segundo ele, com a qualificação todos ganham: empresas, trabalhadores, contratantes de serviços e a sociedade.

Destaque