Entre os dias 17 e 19 de novembro, a primeira edição da Conferência Nacional de Serviços (Conaserv) reuniu lideranças e empresariado para discutir o setor de serviços e a terceirização. Representando o Seac-RJ, estavam presentes o presidente, Ricardo Garcia, o diretor secretário, José Carlos Barbosa, e o superintendente, José de Alencar.
“Somente nas atividades de limpeza e conservação, 13 mil empresas empregam mais de dois milhões de trabalhadores em todo o país. No entanto, não é possível atingirmos o nosso potencial máximo de produção e de geração de empregos porque sofremos com antigos entraves, tais como, a inadimplência, burocratização e leis trabalhistas caducas, que não contemplam as necessidades modernas do mercado de trabalho”, disse Garcia.
Durante a abertura do evento, os ministros do Turismo, Marx Beltrão, e do Trabalho, Ronaldo Nogueira, assinaram a Carta Ribeirão, que apresenta propostas e posicionamentos indicados pelos empresários para a valorização do setor de serviços.
“A carta busca apontar caminhos e apresentar inovações para melhorar a competitividade das empresas e valorizar a prestação de serviços”, explicou Garcia.
Para Edgar Segato, presidente da Febrac, a saída da atual crise econômica passa pelos serviços.
Terceirização – O deputado federal e membro da comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, no Congresso Nacional, Laércio Oliveira, falou sobre a terceirização no Brasil.“A relevância dos serviços na economia brasileira é decisiva para o desenvolvimento como um todo. O Brasil não conseguirá crescer de maneira sustentável e ser competitivo sem colocar os serviços no centro de suas políticas. Tornar o setor de serviços mais eficiente e produtivo será indispensável para um crescimento mais sustentado do País”, enfatizou.
O deputado é autor de um projeto avaliado pelo governo de Michel Temer (PMDB), que define um modelo de contratação de funcionários para empresas de prestação de serviços que dependem da sazonalidade, o que beneficiaria empresas que concentram os negócios em determinadas épocas do ano, como o setor hoteleiro, por exemplo.
Conaserv – O evento foi promovido pelo Sindicato de Turismo, Hospitalidade, Serviços e Mercado Imobiliário de Ribeirão Preto e Região (Sindtur) e o Conselho de Serviços da Fecomercio-SP, com o apoio da Febrac e de diversas entidades do setor de Serviços.