Seac-RJ reforça a mobilização internacional contra o Câncer de Mama

285

O Seac-RJ também se veste de rosa, em outubro, para aderir à mobilização internacional OUTUBRO ROSA, que visa chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

Quanto mais cedo o câncer de mama for diagnosticado, maiores são as chances de cura e menos agressivo será o tratamento.

De acordo com o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), o câncer de mama é um tumor maligno originado pelo crescimento desordenado das células da mama. A doença pode ser classificada em níveis I, II, III e IV e apresentar características diferentes a depender do estágio em que se encontra.

No Estágio 1, a doença é mais leve, apresenta lesões ainda impalpáveis e tem maiores chances de cura. Já nos Estágios 2 e 3, considerados níveis intermediários, os tumores são grandes e se disseminam para os linfonodos axilares. E, o Estágio 4, mais grave, é quando o câncer já atingiu outros órgãos além da mama, nível chamado de metástase.

A mamografia permite o diagnóstico precoce e pode identificar a doença em estágio inicial, antes mesmo do surgimento dos primeiros sintomas, aumentando as chances de cura em até 95%.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 30% dos casos da doença podem ser evitados com hábitos saudáveis e qualidade de vida,como boa alimentação e atividades físicas.

Prevenir-se contra o câncer é um gesto de amor à vida!

Cuide-se! Ame-se! Previna-se!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui