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Carta Aberta: Segmento de Asseio e Conservação

O Seac-RJ lança Carta Aberta ao Segmento de Asseio e Conservação, com objetivo de alertar as empresas Tomadoras dos Serviços  sobre a extrema necessidade de honrarem com seus compromissos contratuais, em particular, nesse momento de pandemia de Coronavírus. 

Qualquer descontinuidade nos pagamentos das nossas empresas, implicaria em sérios riscos para trabalhadores. Sendo assim, solicitamos a análise junto às empresas que foram contratadas para seus serviços de limpeza,  tomando-se como base o mês de Abril, para negociar reduções, mas sem deixar de honrar os compromissos com os trabalhadores.

Vejam a Carta Aberta enviada às empresas Tomadoras dos Serviços de Asseio e Conservação, que endossa a iniciativa do Seac-SP.

CARTA ABERTA
SEGMENTO DE ASSEIO E CONSERVAÇÃO

Ref.: COVID-19 e seus reflexos

Às empresas Tomadoras dos Serviços de Asseio e Conservação.

Estamos nos dirigindo diretamente aos clientes de nossas associadas (tomadores dos serviços de Limpeza Profissional) para reavivar como as empresas do segmento funcionam, mesmo em tempos de Pandemia:

  • 85% de tudo o que recebemos é utilizado para pagamento de funcionários, benefícios, encargos sociais, impostos, cláusulas da CCT, entre outros;
  • Os outros 15% são utilizados para pagamento de equipes especializadas de apoio técnico que visitam os postos, assegurando treinamentos, segurança do Trabalho, material de limpeza, funcionamento de maquinário, processos de limpeza, sem contar, toda a administração necessária para gerar segurança jurídica trabalhista, tributária e previdenciária.
  • Nossos contratos de prestação de serviços são totalmente baseados no emprego de mão de obra intensiva. Mensalmente, com os recursos que recebemos de nossos clientes pagamos:
    • Salários conforme CLT até o quinto dias útil de cada mês;
    • Benefícios;
    • Provisões de férias, 13º Salário, demissões, afastamentos, etc.;
    • FGTS da mão de obra empregada no contrato;
    • Contribuições de toda a espécie, incluindo vários impostos;
    • INSS correspondente aos colaboradores de cada contrato;
    • ISS;
    • PIS/COFINS;
    • Fornecedores (uniformes, EPIs, produtos químicos, máquinas que muitas vezes são compradas via leasing;

Dessa forma, qualquer descontinuidade nos pagamentos das nossas empresas, implicaria num “efeito dominó”, que vai atingir em cheio nossos trabalhadores.

Sendo assim, solicitamos que façam estudos junto às empresas que foram contratadas para seus serviços de limpeza, tomando-se como base o mês de Abril, e negociem possíveis reduções, mas sem deixar de honrar os compromissos com nossos trabalhadores.

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