Logo_Seac-RJ_60anos_branco

Informe Seac-RJ: Ed.133 – 27/03/2023

CNC realiza workshop para atualizar discussões sobre legislação trabalhista e negociações coletivas

Atualizar o debate sobre as maneiras pelas quais é possível aperfeiçoar as negociações coletivas e aprimorar o trabalho dos negociadores sindicais foi o objetivo do workshop “As recentes alterações trabalhistas e as negociações coletivas”, promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por meio de sua Comissão de Negociação Coletiva do Comércio (CNCC), no dia 21 de março.

O Seac-RJ foi representado no evento pelo Diretor Superintendente José de Alencar e pela assessora jurídica Isabelle Droboski.

O evento aconteceu na sede da Confederação, no Rio de Janeiro, reunindo mais de 500 participantes e transmitido pelo canal CNC Play, no YouTube.

A palestra de abertura ficou a cargo do professor, sociólogo e consultor da CNC para Relações do Trabalho, José Pastore, que traçou um panorama do cenário político e econômico, afirmando que esses dois quadros são determinantes nas relações trabalhistas. “As negociações coletivas constituem uma atividade muito importante no âmbito laboral. Como estamos com um novo governo e novos cenários econômicos, a área de negociação é sempre chamada a progredir nas suas técnicas e modos de levar em conta todos os processos. Daí a importância dessa iniciativa da CNC”, disse.

Para o deputado federal e presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), Luiz Carlos Motta (PL-SP), a entidade tem o compromisso, em parceria com a CNC, de defesa da autorregulação do sistema sindical e aprimoramento das negociações e das soluções de conflitos.

“O fortalecimento das negociações é fundamental para a garantia dos direitos dos trabalhadores e para o arrefecimento de possíveis conflitos referentes às relações do trabalho. Temos pontos convergentes com a CNC, como a defesa do princípio da unicidade sindical e a adoção de mecanismos de autocomposição para o alcance de resolução de possíveis conflitos”, disse Luiz Carlos Motta.

Saiba mais


OUTRAS NOTÍCIAS

TST muda entendimento sobre pagamento de horas extras

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu que as horas extras feitas pelo trabalhador também devem entrar no cálculo de benefícios, como férias, 13º salário, aviso prévio e FGTS. O novo cálculo vale nos casos em que a hora extra foi incorporada ao descanso semanal remunerado. A regra começou a valer no dia 20 de março deste mês.

Saiba mais

Aberto o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda 2023

Saiba mais

Destaque